APRENDIZ UNIVERSITÁRIO 2 - EPISÓDIO 5



APRENDIZ UNIVERSITÁRIO 2 - EPISÓDIO 4

O episódio já começou me chamando a atenção para a arrogância da Natália. Quando Dória pediu que ela escolhesse alguém da sua equipe pra mandar pra UP, ela fez uma cara de superioridade e desprezo ao falar o nome do Rodrigo Solano, como se estivesse super feliz e aliviada de se livrar de um lixo.

As equipes ficaram assim:
AVANT: Natália, Nathália, Rodrigo, Danny, Alessandra, Ramon.

UP: Samara, Aimée Isabella, Caio, Conrado, Gabriela-cara-de-choro, Rodrigo Solano.

LÍDERES:

AVANT
- LÍDER => Natália.
- Assistente para assuntos aleatórios => Rodrigo Spohr.




UP

- LÍDER => Samara.
- Assistente para assuntos aleatórios => Conrado?


Mas é claro que...

Sentindo-se rejeitado, Solano iria com toda a garra pra vencer essa tarefa e esfregar a vitória na cara da líder que, além de rejeitá-lo, fez questão de ser nojentinha com ele.

A TAREFA
As equipes deveriam promover a CARÍSSIMA cafeteira Dolce Gusto da Nestlé, aproveitando a proximidade do Dia das Mães e usando esse tema pra tentar vender mais (se é que vende).

Sim, é uma péssima idéia porque, afinal, não é só a mãe que vai tomar o café, portanto não tem nada a ver dar uma UTILIDADE DOMÉSTICA de presente pras mães. Só que a Nestlé finge que isso é maravlhoso e quer mais é vender cafeteira, né, mesmo que o preço seja absurdo — entre 600 a 700 e tanto reais. Quantas roupas boas, de QUALIDADE, dá pra comprar por esse preço, hein? Ou sapatos? Ou bolsas?
Bem, mas não estamos aqui pra discutir isso, não é mesmo, pessoal? Façamos de conta que a cafeteira é o must do presente pro dia das mães!

Já que o tema da campanha seria o Dia das Mães, Solano teve a idéia de fazer um grande coração pra atrair o público, que poderia tirar fotos com ele e levar de lembrança pra casa, totalmente grátis!

Empolgado, Solano cuidou de todos os detalhes pessoalmente — cadê o AAA Conrado nessas horas, hein?

E eu concordo plenamente que idéia foi fantástica, já que as pessoas podiam se distrair com o coração enquanto esperavam ser servidos.

O coração era uma figura delicada, que passava perfeitamente bem a mensagem do dia das mães e que chamava a atenção do público para o trailer da UP.

Sem contar que a foto era um excelente complemento, já que as pessoas levavam pra casa uma propaganda do Dolce Gusto que elas não jogariam fora.
Solano foi perfeito, mesmo!

Enquanto isso, no inferno astral da AVANT:

A bagunça no trailer imperava...

... com o público já esperando pra ser servido.

Um funcionário da Nestlé, disfarçado, chegou e começou a fazer várias perguntas, para as quais a AVANT não fazia idéia das respostas.

Mas aí eu já acho que o erro foi da Nestlé, que deveria ter provido os aprendizes com essas informações básicas, além de ter ensinado a eles como utlilizar a cafeteira da melhor forma pra preparar um café no ponto certo e pra não quebrar a máquina, como aconteceu com a da AVANT, né? Afinal, quem vai querer comprar uma cafeteira caríssima que quebra fácil?

Na UP, a visita surpresa da funcionária da Nestlé também não foi boa, já que ela reclamou de ter demorado a ser abordada pela equipe e achou que o café estava ralo.

E a AVANT indo, cada vez mais, para o fundo do poço. Reparem no diálogo abaixo:

Eu gosto é desse sorriso SINCERO de miss que está se matando de raiva e dor no pé porque o sapato está machucando, mas não quer perder a pose!

- Dória: Quantas pessoas vocês atenderam até agora?
- Natália: Já foram quase 700 pessoas atendidas e agora não tá parando de sair café!
- Dória: 700??? Você não chutou, né?
- Natália: Não, imagina!
- Dória: Você já usou 700 cápsulas?
- Natália: Já passou um pouquinho de 700 cápsulas.

Depois, ela diz em entrevista que estava se referindo ao número de pessoas que PASSARAM pelo trailer. Quer dizer, olha a má fé... Pro Dória, ela disse claramente que tinha usado MAIS DE 700 cápsulas.

Dória questionou uns biscoitos que a AVANT teve a brilhante idéia de colocar numa vasilha, pegando sujeira da rua e das mãos porcas de outras pessoas. Além do ambiente sujo, cheio de lixo espalhado. O must!

Mas vou te contar, viu? Fica muito FEIO isso do Dória sair reclamando e apontando os erros das equipes no meio da tarefa, diante do público. Pega mal pra equipe, pro patrocinador e pro próprio Dória. Vejam como o público presta atenção!

Roupa suja se lava em casa, não? Por isso que o Justus não dava um pio pra reclamar de NADA quando visitava as equipes durante as tarefas. Era sempre com um sorriso largo, como se estivesse tudo lindo, perfeito, maravilhoso. Deixava pra sentar o pau na sala de reunião, com vontade, e surpreendendo os participantes que, até então, não tinham nenhuma pista de quais teriam sido suas falhas, o que dá mais emoção na sala, não?
Olha o pintinho! Digo, o passarinho!

E na UP, Solano seguia fazendo a alegria da galera!

O VENCEDOR
Foi a UP, com mérito total do Rodrigo Solano, que foi super elogiado — com razão — e chamado de herói pelo Dória.

A Nestlé gostou tanto da idéia do Solano, que resolveu adotá-la em suas campanhas.
Solano deu uma disparada na preferência do Dória. Isso é ótimo, mas também tem seus lado ruim. Agora, Solano está em evidência e a expectativa em torno dele será maior. Dória terá mais expectativas sobre seu desempenho e, se Solano não mantiver o nível, ou se fizer alguma burrada, a decepção do Dória será grande e o colocará em maior risco de ser eliminado que os outros.

Eu NÃO confio nessa Samara! Essa carinha toda contente pra cima do Solano é só porque ele lhe deu a tarefa de mão beijada, já que ela, como líder, correria o maior risco de ser demitida se sua equipe tivesse perdido.

Eu sinto que, na primeira oportunidade que tiver, ela puxará o tapete dele, tentando eliminá-lo da competição.

Aliás, a equipe inteira deve estar louca pra se livrar dele. A moral do cara está tão grande que ele foi o único a viajar na classe executiva, enquanto a ralé foi espremida na classe econômica.
Ah, sim...

A RECOMPENSA
A melhor de todas: uma viagem à Suíça, com direito à neve, chocolate e muito queijo!
Agora... Reparem bem nessa foto abaixo e digam-me o que há de errado nela:

O que é a Gabriela-cara-de-choro GARGALHANDO, pessoal? É um anúncio que o fim do mundo está chegando???

A SALA DE REUNIÕES
A situação já começou ruim pra Natália: "Você foi mal avaliada, Natália. Não foi uma boa liderança".

O principal erro da AVANT foi não ter executado o principal objetivo da tarefa: promover a cafeteira como uma idéia de presente para o dia das mães.

Dória acabou com a AVANT na sala. Eles fizeram tudo errado: decoração ruim, problemas com horário, não sabiam preços dos produtos que estavam promovendo, escolha do local ruim, pra que levaram biscoitos mal acondicionados pro povo comer?, carpete no trailer em que se servia comida, desorganização das cápsulas, eles escolheram nascer... Ops! Só faltou isso! hahahahaha!

Mas o que eu gostei mesmo foi do Dória esfregando na cara deles que o rei do episódio foi entregue de bandeja por eles pra outra equipe e acabou sendo o motivo principal pelo qual a outra equipe venceu.
"Vocês, literalmente, dispensaram o melhor jogador de vocês e mandaram pra outra equipe. E ele foi o grande campeão".
Adoro isso! hahahaha!

Uns com tanto pescoço nesse mundo... Já outros...

Já repararam que, quanto mais a Natália se sente ameaçada, mais ela levanta o pescoço? Parece "o mundo animal", em que os animais, com determinados movimentos, demonstram sinais de preparação pra guerra. hahahaha!

O apático da turma - by Dória -, que viu a maionese desandar e resolveu tirar o corpo fora.
Hahahahahaha! A-do-ro essas sacadas do Dória com esse pessoal metido a espertinho!

Natália: "Gente, eu trabalhei super bem!"

Ahã! Tão bem que a equipe perdeu! hahahahaha! Isso sem falar no passeio ao supermercado com a Alessandra, na hora em que o trailer estava pegando fogo de gente e a equipe não estava dando conta justamente por falta de mão de obra!

AS OPINIÕES DOS CONSELHEIROS
DAVID BARIONI contestou o auto elogio: "Natália, quando você deixou o Rodrigo no hotel e você ficou com a equipe praticamente o dia todo trabalhando e não participou pra ele uma série de coisas que você estava decidindo, você matou a liderança participativa".
Com essa declaração, o Barioni MATOU a participação da Natália no Aprendiz! hahaha!

Daí veio a CRISTIANA ARCANGELI e acabou de trucidar o grupo: "Desde a primeira tarefa, vocês são extremamente desorganizados. Se vocês não entenderem exatamente qual é o dossiê, não entenderem exatamente qual é a tarefa, vocês não vão conseguir cumprir nada de uma forma correta".

Mas eu morri de pena foi do Ramon!
Eu acredito no Ramon. A última coisa que ele poderia esperar naquela confusão — aliás, nem sonhava em esperar! — era um deficiente querendo tomar café e exigindo passar na frente dos outros. Ele NÃO se tocou que o cara era deficiente. Aposto que ele pensou que o cara estava bêbado.
Tô falando isso porque eu também sou meio lerda e, no meio de tanta confusão, nem ia reparar e parar pra pensar nisso. Eu também demoraria a pegar no tranco e perceber a situação.

Vejam a loucura que estava o trailer. Aposto que Ramon era o único servindo ali. Cadê o resto do povo? Bem, duas eu sei onde estavam:

A folgada da Natália, quando viu que a equipe não estava dando conta de tanta gente, resolveu sair, pegar um arzinho, ir passear, entendem?, em vez de tentar solucionar o problema.
Por que ela não estava lá, organizando a fila e ajudando o Ramon? Quer dizer que, além de fazer e servir o café, ele também tinha que dar conta da fila?

Afinal, precisava a Natália ir comprar cafeteira junto com a Alessandra? PRA QUE???
Dória e os conselheiros deveriam ter questionado esse não-tão-pequeno detalhe!

E o mico do pessoal da AVANT cagando e andando pra derrota?

Danny, o rapaz de corre quando vê a maionese desandar, tentando justificar a cena pro Dória: "Aqueles sorrisos eram mais por felicidade pela outra equipe e não por falta de tristeza".
Perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, não?

Natália escolheu Rodrigo e Nathália pra voltarem à sala de reunião. E eu não gostei dessa dos conselheiros também indicarem alguém pra voltar.
Ora, a responsabilidade é da líder. Se ela não escolher bem, se deixar de fora alguém que os conselheiros queriam demitir, a líder que pague pelo seu erro com a demissão, não?
Os conselheiros indicaram a volta do Ramon.

"Era pra eu ter CHEGO no hotel pra TÁ passaNDO..."

Aff! "chego" e gerúndio na mesma frase é pra acabar com meus ouvidos! Ainda bem que o Dória corrigiu o "chego". Ele tem deixado passar os erros de português. Justus nunca deixava.

Mas o que me irritou mais foi a Natália dizer que a idéia do Solano era da equipe e ela mandou o "baú de idéias" pra outra equipe. Quanta pretensão e arrogância!
Ué, se a idéia era da equipe e não do Solano, como ela afirma, por que a equipe não a colocou em prática e não conseguiu pensar em nenhuma outra boa idéia que estava no "baú" quando Solano saiu da AVANT???

Depois dessa, achei ótimo Dória ter demitido...

Natália.

Eu adorava o jeito como ela sabia argumentar e se defender na sala, mas essa de querer desmerecer a vitória do Solano, dizendo que ele "roubou" a idéia da equipe foi o cúmulo e tornou sua demissão super merecida! Ela me lembrou a Gabriela nesse jogo sujo.

VÍDEOS DO EPISÓDIO 4

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3


PARTE 4


APRENDIZ UNIVERSITÁRIO 2 - EPISÓDIO 3

A TAREFA

As equipes deveriam fazer um merchand da Lukscolor, cada equipe em uma cidade. O merchand consistia em revitalizar — leia-se pintar — um ponto importante da cidade e, após isso, fazer uma ação de merchandising da Luks, promovendo suas tintas.

Antes de iniciar a tarefa, as EQUIPES foram redivididas:

AVANT: Alessandra, Danny, Natália, Nathália, Ramon, Rodirgo Solano, Rogrido, Spohr.

UP: Aimée, Caio, Conrado, Gabriela, Pan, Samara.

LÍDERES

AVANT:
- LÍDER => Ramon. - Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que o Ramon NÃO é MUDO!!!
- Assistente para Assuntos Aleatórios => Natália.


UP
:
- LÍDER => Gabriela.
- Assistente para Assuntos Aleatórios => Caio.



Com a saida do antipático Aílton, Aimée Isabella — sim, esse é o nome da estrela — teve que arranjar outra vítima pra perturbar. Isso não foi difícil para Aimée Elizabeth, digo, Isabella, que resolveu pegar no pé justamente do...

... Conrado! Como ela veio da outra equipe e ainda não teve o prazer de conviver com o Conrado, não sabe que ele não tem paciência com blá blá blá. A sorte dela é que ele estava calmo nesse episódio, sendo totalmente cavalheiro com ela.
Deixa só ele acordar de ovo virado pra ela sentir o drama!

Enquanto isso, na AVANT...

O grupo decidiu restaurar a fachada de um prédio em frente à praça onde eles fariam a ação de mercahndising da Luks. Contrataram alguns pintores e pedreiros para ajudar e meteram a mão na massa, deixando o prédio com aparência de novo. Mas...

Durante o merchand da Luks, deixaram o pintor (que estava fazendo demonstrações de como utilizar melhor a tinta) usar um boné de outra marca. Falta de noção imperdoável.
Não é básico pra esse povo peceber se que, se o pintor está usando boné de outra marca de tinta, isso é um merchand pra outra tinta e um ponto ultra negativo pra Luks? Hello?

Mas o melhor foi o Dória apontando a imundice que eles fizeram no chão da praça — emporcalharam o chão de tinta — e MANDANDO eles limparem tudinho antesm de ir embora. hahahaha!

Só que a UP conseguiu superar a falta de noção, viu?

Essa galerinha esperta (by Narrador da Sessão da Tarde) simplesmente NÃO pintou nada!
Em vez de aproveitarem pra pintar a praça enquanto havia sol, se deram ao luxo de marcar a pintura pra véspera do evento, sabendo que havia risco de chuva.
Resultado? Deixaram de cumprir um parte essencial da tarefa. Caso pra desclassificação e demissão coletiva, vocês não concordam?

Achando pouco, a UP fez a cidade inteira pisar na Luks:
Dória: "O ato de PISAR na marca não é um ato construtivo, de respeito".
Será que ele viu que, na hora em que o Caio teve a idéia, a equipe inteira vibrou, como se fosse a melhor idéia do mundo? hahahaha!

No final, o grande destaque do merchand da UP se resumiu a crianças fazendo desenhos na praça, com somente uma parte delas ganhando brindes, enquanto as outras ficaram somente na vontade...

Pa completar a desgraça, o povo ainda teve que dividir espaço com os pintores que, só então, começaram a pintar a praça.
Dá pra imaginar a confusão de um evento cheio de crianças acontecendo enquanto o local está sendo pintado? Já viram tamanha falta de noção antes no Aprendiz?

O VENCEDOR

Dessa vez, a vitória não foi pra melhor equipe e, sim, pra quem fez menos burradas. E essa equipe foi a AVANT.

Ao que parece, a UP foi tão sem noção que ainda acreditava que, apesar de não ter pintado nada, não ter brindes suficientes e ainda ter feito o público pisar na Luks, tinha tudo pra vencer!
Reparem nas caras de surpresa e desapontamento de seus integrantes. É mole?

Esse povo MORRE DE MEDO da sala de reunião, já repararam? Imagina se fosse com o Justus, hein?

E Gabriela-cara-de-choro, que se achava A líder, teve que cair na real e finalmente extravasar o que, até então, só ameaçava: o choro.

A RECOMPENSA
Para incitar a minha inveja, a AVANT viajou pra Miami.

Como castigo, o líder e sua assistente para assuntos aleatórios não puderam curtir a recompensa. Mas parece que mais uma equipe, além da UP e AVANT, merecia demissão:

Qualé, Dória?

Não vai demitir essa equipe de produção vergonhosa, que confunde
Gabriela-cara-de-choro, da equipe UP, com
Alessandra, da equipe AVANT???


A SALA DE REUNIÕES

Os tristes integrantes da UP, não tendo como defender tanta besteira que fizeram, resolveram partir pro velho e baixo joguinho do COMPLÔ.

Gabriela já estava com o circo montado pra fazer o Caio de palhaço.

Gabriela: "Eu fui uma ótima vice-lider pro Caio, mas ele nao foi pra mim. O tempo todo ele dizia: eu tô me expondo demais".

Ora, se ele foi tão ruim assim, por que então a Gabriela foi dizer pro Caio que se sente segura ao lado dele? Ors, se ele a boicotou, como ela se sente segura ao lado dele?
Como disse o Dória: "Imagina se não gostasse..."

CRISTIANA ARCANGELI foi na jugular da chorona: "Aqui você me parece muito segura. Eu vi, em alguns momentos, que você perdeu BASTANTE o controle durante a operação; o controle emocional".

Quanto a essa declaração de "se expor demais", o que vocês me dizem dessa declaração da Gabriela, logo njo início do episódio:

Gabriela: "Eu estou realmente assumindo riscos quando assumi essa liderança".
O que ela quis dizer aqui, hein? O risco a que ela se refere não é justamente a exposição excessiva que um líder tem?

Pelo que pude ver até agora, Caio é um competidor que se destaca. E, justamente por isso, já tem a minha torcida. Bem, pelo menos, por enquanto. Vamos ver como ele se desenvolve na competição.

Mas voltando ao que interessa...
A forma como Caio fala e sabe se expor é bem superior ao demais. O que o Dória chama de arrogância, eu chamo de segurança. Não vejo o Caio como arrogante, vejo nele uma figura que se destaca no meio de tanta gente boba, que não sabe argumentar direito e morre de medinho da sala de reunião.
Além do mais, Caio sempre teve um papel de destaque: uma vez líder e duas vezes assistente. E isso assusta e provoca inveja nos demais competidores, que decidem fazer o que?

O COMPLÔ
Vejam, observem, marquem bem as caras dessas pessoas que indicaram Caio pra ser eliminado, com argumentos tão infantis e inconsistentes que não conseguiram enganar Dória e seus conselheiros. Guardaram as caras dos meliantes? Então, passemos à próxima imagem:

Vejam a prova do crime: os quatro que acusaram e tentaram puxar o tapete do Caio de tititi, já preparando os argumentos contra ele, antes da reunião, num estilo vovó Naiá: "Não quero falar mal, mas..."
Coincidence? I don't think so!

Assistindo à sala de reuniões, me aconteceu algo que eu nunca tinha sentido antes no Aprendiz: eu não vi consistência no que era dito. Os argumentos não me faziam sentido. E faltou... Faltou questionar as funções da Aimée Isabella e Samara. Será que elas foram tão perfeitas que nada do que elas fizeram na tarefa inteira precisou ser questionado?

Olha, nem vou discutir os argumentos, blá blá blá e disse-me-disse expostos na sala de reunião, porque foi toda uma armação pra eliminar o Caio.
O que eu questiono é:

Se o Pan foi omisso, como a líder e suas lideretes — leia-se: Aimée Isabella e Samara — disseram, como foram, então, os desempenhos de Aimée Isabela e Samara? Porque, pelo que vi, a ocupação delas se resumiu a trabalhar como recepcionistas.

Pan, pelo que entendi, nao foi procurar os brindes porque estava ocupado. Mas, como as duas eram puxa-sacos da líder e estavam junto com ela no complô pra derrubar o Caio, não foram nem citadas na reunião.
E mais: como suas tarefas foram irrelevantes, Dória e os conselheiros esqueceram de citá-las. Erro imperdoável, por sinal.

Caio levou as pedradas porque foi quem mais trabalhou. Pan levou pedradas porque também estava carregado de serviço. Pelo pouco que foi mostrado da tarefa, foi isso que percebi.
As duas recepcionistas ficaram de samambaias na praça, dando sorrisos e falando sobre a Luks, enquanto os outros faziam os "serviços pesados".

Você lembram no episódio passado, quando eu elogiei a Natália, que parecia uma miss sem cabeça, boba e sem argumentos, e ela me surpreeendeu positivamente ao saber se defender e ainda expor claramente as falhas da líder, conseguindo que a Marília fosse demitida no seu lugar? Pois foi examente o que Pan deveria ter feito e NÃO soube!

Por pura falta de argumentação, de não saber se defender e colocar cada um no seu lugar, como fez a Natália, Dória demitiu...

Pan.

Pan foi, simplesmente, o BODE EXPIATÓRIO nesse episódio em que todos erraram e os espertos se safaram, fazendo complô.

Quanto à Gabriela, estou de olho na sonsa. Armou pra dar a rasteira no Caio. Quem arma pro colega pode tranquilamente armar pro chefe. Já vi isso acontecer muito.
Será que Dória vai ter "coragem" de mantê-la na competição e arriscar contratar uma pessoa perigosa assim, que pode querer passar a rasteira nele mais tarde, prejudicando, pelo caminho, os Pan's e Caio's da vida?

Followers

Total Pageviews