O ASSISTENCIALISTA - EPISÓDIO 13

A TAREFA

As equipes deveriam promover as vendas de tv's na loja de nome mais brega da face da terra. Mas a tarefa não incluía só as vendas, mas também o marketing em torno das vendas, a motivação dos funcionários da loja e o tratamento com os clientes.

AS EQUIPES, agora duplas, foram trocadas:

Lendo o Echo do episódio passado, vi que me escaparam importantes detalhes que nos levam a acreditar que o EPISÓDIO 12 foi manipulado para que as meninas da AVANT vencessem.
Com isso, o favoritismo da UP terminaria, com o Assistencialista pesando a mão na sala de reuniões, mostrando uma indignação exageradíssima com erros da UP, ao que parece, provocados pela produção pra que ela perdesse.

Foram questões levantadas pelos comentaristas, que me passaram batidas enquanto eu fazia o post do EPISÓDIO 12, mas que explicam muito bem a esquisita vitória da AVANT:

Vejam que, nesse episódio, assim como de hábito no Aprendiz, as equipes sortearam os locais em que atuariam.

Incrivelmente, no EPISÓDIO 12, não houve sorteio pra saber em que supermercado as equipes atuariam. E a UP pegou um supermercado menor e mais modesto que o da AVANT. Com isso, eles tiveram um espaço menor, que não possibilitou que eles armassem um stand de bom tamanho.
Quanto aos clientes, quando havia clientes no supermercado, eles eram mais modestos que os do super da AVANT. Por isso, as várias cenas dos aprendizes vagando pelo supermercado sem nada pra fazer.

Vejam aqui Cris visitando a AVANT na tarefa da loja de nome mais brega do planeta.

Os comentaristas também lembraram que, pela primeira vez, no EPISÓDIO 12, os aprendizes não receberam as visitas do Assistencialista e seus conselheiros nos supermercados.
Muito estranho, não?

Pois é, isso reforça, e muito, a teoria de que a produção boicotou a UP pra que ela perdesse e a AVANT, enfim, conseguisse vencer uma tarefa pra tirar a obviedade do favoritismo dos integrantes da UP.

E, pra completar, o Assistencialista fez papel de palhaço na sala de reuniões, exagerando no tom e nos xingamentos aos rapazes, chamando-os, inclusive, de patetas, adjetivo que eles não mereciam de forma alguma devido ao seu histórico de vitórias.
O que parece é que o Assistencialista tinha como objetivo justamente desqualificar o histórico de vitórias da UP para tentar trazer as meninas da AVANT de volta à competição.

Ora, ora... Se essa teoria for mesmo verdade, só posso afirmar uma coisa: É DE DAR NOJO!
Manipular um SHOW DE REALIDADE, transformando numa novelinha pra ter mais ibope e usando os pobres participantes como se fossem lixo é imperdoável. Isso sem contar o fato de fazer a nós, telespectadores, de otários.

Voltando ao EPISÓDIO 13:
Um episódio pra lá de repetitivo, com MAIS UMA TAREFA DE VENDAS pra encher nossos saquinhos de tédio. É claro, óbvio e cristalino que as equipes teriam as mesmas idéias de promoção, já que estão cansadas de executar as mesmas tarefas — e nós de termos de assistir.

A diferença ficou nos detalhes da execução.

A AVANT fez um circo pra chamar a atenção dos clientes. Claro que, numa loja brega, foi a atitude mais correta.

Dentro da loja, o stand da UP passou quase despercebido. Por isso, e por mais um detalhes do sorteio de prêmios pra quem comprasse as tv's, ela perdeu. Mas a tática foi praticamente a mesma da AVANT. Execuções praticamente iguais.

O VENCEDOR
A AVANT venceu mais uma vez e Gabriela-cara-de-choro ameaça ser a vencedora dessa edição do Aprendiz! Isto é incrível!

É claro, óbvio e cristalino que Rodrigo Solano é a pessoa mais preparada para ser o vencedor, mas vocês acham que alguém com a visão distorcida como o Asssitencailista, que demitiu o Caio, um dos melhores participantes de todas as edições do Aprendiz, vai enxergar a superioridade do Solano às duas outras que restaram???????? Podem tirar o cavalinho da chuva! Nem se iludam!

Do jeito que o Asssitencialista é, é capaz dele ver essa superioridade natural de inteligência do Solano sobre as outras duas como arrogância, soberba. Escrevam aí se ele não vai dispensar o Solano alegando isso!

Desespero na UP! Um dos 2, superiores à Gabriela-cara-de-choro, a ponto de ser eliminado da competição.

A SALA DE REUNIÕES
E rolou a baixaria, a falta de caráter e de ética de Samara versus o caráter irretocável do Caio.

O Assistencialista, como sempre, equivocado, eliminou o rapaz de caráter que não aceitou se vender e escolheu criar a cobra venenosa no seu quintal.
Mas ele será o único prejudicado por essa decisão errada. Isso é fato.

- Assistencialista: "Vocês fracassaram, especificamente nessa tarefa, com a SOBERBA. Pecaram imaginando que já tinham conquistado mais uma vitória".

Lá vem a falta de argumentos do Assistencialista bater no ponto da soberba!
E mais: fracassaram?? Não é um pouco forte demais essa palavra pra descrever a derrota da UP nessa tarefa? Ora, se eles tivessem executado a tarefa pessimamente, aí a palavra seria bem empregada, mas não foi o caso, convenhamos, né?

Alessandra e Pobre Coitada tiveram derrotas horríveis, verdadeiros fracassos, como foi aquela de Belterra.
Me respondam: e o Assistencialista, alguma vez, usou a palavra "fracasso" para definir as enormes burradas que elas fizeram ao longo do programa? Não, né?
Muito pelo contrário, elogiou muitíssimo a tarefa totalmente equivocada de Belterra, por exemplo, desde a interpretação do briefing, em que elas fizeram um documentário da cidade em vez de ação promocional da Vivo.

Se o Assistencialista fosse igualmente grosso com todos, eu não me importaria, sinceramente. Justus tinha suas grosserias. Mas, como eu já disse aqui, as grosserias dele eram limitadas às tarefas, nunca foi pessoal, com exceção do Peter Collins, que deu motivos, mas isso já é outra história.

Mas o Dória é completamente diferente. Ele FAZ QUESTÃO de demostrar suas antipatias. E isso fica muito, muito feio pra um profissional. Ele paparica e releva demais os erros de quem ele gosta. E é super grosso, supervaloriza os erros de quem ele não gosta, humilhando seus desafetos sem dó.
Essa diferença pessoal que ele faz entre os participantes é que não dá pra engolir.

- Assitencialista: "...Imaginando que a outra equipe intelectualmente pudesse ser mais fraca, menos capacitada pra desenvolver o trabalho".

Eu não achei que Samara e Caio pensassem isso da outra equipe. Minha conclusão é que o Assistencialista tem essa idéia da Gabriela e do Solano.
Gabriela, tudo bem, acho que ela chegou até aqui por sorte e uma (grande) ajuda da produção. Mas o Solano? Era páreo duro com o Caio e bem superior à Samara.

Mais uma vez, Cris e o Asssitencialista jogam a culpa nos participantes de um erro que é deles e da produção do programa.
Ora, eles reclamaram que Caio e Samara repetiram a promoção das fotos, banner, stand, tapete e blá blá blá.
E eu digo: o Assistencialista e a produção repetiram a tarefa das VENDAS. Várias vezes!
Como eles querem jogar a responsabilidade da repetição de estratégias pros participantes? Quem teve falta de criatividade aqui? Em primeiríssimo lugar, a produção, que repetiu pela miléssima vez, uma tarefa de VENDAS!

Ora, os aprendizes são apenas estudantes sem experiência nenhuma nesse trabalho. Se aparecer uma tarefa igual a várias anteriores, é LÓGICO que eles vão querer repetir uma promoção que fez sucesso e garantiu uma vitória passada.
Burros eles seriam se não aproveitassem! Isso é uma reação ÓBVIA! A falta de criatividade aqui é da produção que, sendo eles os PROFISSIONAIS, não souberam e NÃO tiveram CRIATIVIDADE para bolar tarefas diferentes.
A culpa é TODA da produção do programa. Mais uma vez!

E Samara, enfim, se mostrou!
Lembram do episódio do Dulce Gusto, em que eu disse que a Samara não me inspirava confiança? Ela tinha sido a líder nessa tarefa e estava toda feliz com o Solano por ele ter dado a vitória à UP, com o seu coração de dia das mães.

Numa foto em que ela sorria pro Solano eu disse: pois ela está só esperando a oportunidade de passar a perna nele e armar pra sua demissão. Eu disse algo assim.

Pois bem, ela nunca armou contra o Solano porque não foi necessário. Samara, até agora, nunca tinha ficado pra segunda parte da sala, nunca perigou ser demitida, por isso ainda não tinha mostrado as garras.

Mas eis que, agora, só ela e Caio na sala, um dos 2 seria eliminado. E Samara deu seu show de (falta de) caráter! E cumpriu minhas "previsões".

Samara chegou ao desatino de dizer que, de todos os participantes, Caio foi o que cometeu mais erros!

Nossa! Ela descascou o Caio! Deu o histórico dele, distorcido totalmente por ela, desde a primeira tarefa, falando feito uma matraca. Mas tudo naquela calma, naquela voz mansa, de quem passa a rasteira nos outros na aparente gentileza.

E ela dizendo que não tem soberba e nem gosta disso? Daí, fez questão de dizer que o Caio adota essa postura e não muda, já que foi alertado por várias pessoas e não muda sua atitude. Caio negou, mas ela o desmentiu, ali, na calma, mas passando a rasteira.

Caio: "Essa vaga pode custar muita argumentação, mas custar caráter de um de nós, não".

O dele, com certeza, não custou. Já o da Samara foi pro lixo, mas ela conseguiu a terceira vaga na final! Pra ela, é o que importa!

Samara tem o tipo de ambição sem ética: se preciso, ela passa por cima de quem for. E vocês sabem... Se entrega o colega, é capaz também de passar por cima do chefe. É tudo questão de surgir a oportunidade.

Se o Assistencialista contratar a Samara, terá uma cobra em sua empresa, pronta pra dar o bote em quem quer que seja pra se dar bem e avançar profissionalmente.
Ele que se cuide pra que nunca esteja na frente dela, pois corre o risco de ser atropelado, assim como aconteceu com o Caio.

Caio foi demitido.

É isso aí! Caio provou ser uma pessoa de caráter. Preferiu ser demitido a ficar mentindo e sujando sua concorrente. Mas o Asssitencialista é tão sem noção que preferiu manter a cobra por achar que ela terá uma melhor convivência com seus funcionários.
Será? Nunca vi uma cena sequer do Caio brigando ou destratando qualquer pessoa. Sempre o vi educado, respeitador e, nessa sua última participação, mostrou ser uma pessoa de grande caráter.

Mas o Asssitencialista, com sempre, viu tudo trocado. Viu em Caio a pessoa problemática que ele NÃO é. E viu em Samara a pessoa de boa convivência que eu duvido que ela seja.

Sim, conviver superficialmente bem, não há dúvidas que ela consegue. Mas, por trás dessa convivência pacífica, está uma pessoa que só observa os erros dos outros para, no momento propício, atacá-los e prejudicá-los.
Se é esse o tipo de pessoa que ele procura pra conviver com seus funcionários...

O ASSISTENCIALISTA - EPISÓDIO 13

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3


PARTE 4

O ASSISTENCIALISTA - EPISÓDIO 13

De luto e coração partido!
O Assistencialista conseguiu a proeza de demitir um dos melhores candidatos de todas as edições de O Aprendiz.
Parabéns, Assistencialista! Só você MESMO!

VALE A PENA DESTACAR

"Ele nem parabenizou o Caio por ter chegado até onde chegou, não falou nada de positivo pra ele levar. Foi um "boa sorte Caio" bem seco na semifinal do programa. Depois ainda criticou dizendo que ele pode dar problema e ser um agente desagregador num futuro emprego.
Que é isso?? O povo sai de lá desmoralizado sem merecer? Não basta demitir, tem de queimar o filme?
Caio foi um ótimo participante e o Dória critica a postura dele mesmo vencendo 4 tarefas seguidas? Não disse um "A" a favor do rapaz, não lhe fez um elogio sequer. Que falta de senso! Justus não admitia contestações. Já o vi botando a rapaziada no saco se alguém ousasse enfrentá-lo. Depois comentava a postura do participante no programa. Mas não me lembro dele insinuar que a pessoa ia dar dor de cabeça para o próximo patrão.
Ramon e Caio sairam com a imagem arranhada do programa injustamente. Claro que sempre vai ter quem aposte neles, mas creio que o objetivo do programa é ajudar a abrir portas e não o contrário."
magah.

O ASSISTENCIALISTA - EPISÓDIO 12

A TAREFA

As equipes deveriam vender, cada uma em um supermercado, as tais pilhas Duracell, que enchem o saco em TODOS os reality shows possíveis e imagináveis da nossa tv!

A declaração de uma funcionária — ou sei lá o que diabos era aquela pessoa antipática — da Duracell foi uma dica pro que as equipes deveriam fazer pra tentar alavancar as vendas da pilha: "Somos a pilha oficial da seleção Brasileira e temos o Júlio César como nosso jogador propaganda".

Grandes merdas! Então eles pensam mesmo que vou passar a comprar essa porcaria de pilha só porque ela patrocina a seleção? hahahahahahaha!

E, sim, eu acho que a declaração foi proposital pras equipes pescarem a idéia do sorteio da camisa oficial da seleção.

AS EQUIPES
Perceberam que são duas ex-UP representando a AVANT?

Na AVANT, Gabriela-cara-de-choro, depois da declaração que deu semana passada na sala de reuniões, teve que esquecer a cara de choro e partir pra ação. Afinal, não foi ela que afirmou que venceria essa tarefa de qualquer jeito?

Pois é, elas foram com tudo pra essa tarefa. Sem a Pobre Coitada na equipe, puderam caprichar no stand, criando todo um clima de futebol para atrair ainda mais a atenção dos clientes.

Contrataram até carro de som pra fazer propaganda do sorteio da camisa e atrair clientes. Esse foi um diferencial e tanto. A UP pecou justamente por não ter tido essa idéia de divulgação.

As meninas, ex-UPs, conseguiram, pro sorteio, a camisa da seleção com autógrafo do Júlio César. Quem???
Aff! Sinceramente... Tem gosto pra tudo MESMO! Até pra querer ganhar uma camisa autografada por um jogador de futebol qualquer.
Defequei e caminhei pro autógrafo do Júlio César!

Desculpe quem gosta de jogadores, mas, pra mim, todos eles são uns abusados que não tem motivos pra se tornarem tão idolatrados. Mas isso aí já é outro assunto...

E a Duracell, hein?
De tanto que ela ENCHE O SACO nos realities, eu decidi nunca mais comprar essa marca de pilha! Ainda mais com esse coelho ME-DO-NHO!

Gente, o que é esse coelho da Duracell? Me dá MEDO! Sabe aquela coisa de ter medo de palhaço de filme de terror e do Chuck, o boneco assassino? Pois, pra mim, esse coelho horrendo está no mesmo nível!

Sério, como é que a equipe de marketing da Duracell vai ter moral pra julgar uma tarefa se eles colocaram esse bicho horrendo pra ser a marca da pilha???? Coisa horrorosa, de mal gosto, CA-FO-NA. Parece brinquedo de pobre!

Ramon adando de um lado pro outro, feito barata tonta, sem ter o que fazer e sem saber o que fazer.

Enquanto isso, na UP, tudo dava errado, de acordo com a edição. Os meninos não conseguiam convencer nenhum cliente a comprar as tais pilhas do coelho Chuck.

Tudo isso é MUITO estranho! Depois de tantas tarefas vencidas, em que eles tiveram excelentes sacadas, os meninos se abestalharam totalmente, fizeram um marketing que deixou muito a desejar, com a idéia de focar mais nas vendas do que no stand. Como assim? Eles já cansaram de ouvir que o stand é tudo numa tarefa!

Sei lá... E depois daquela declaração a la 'E o vento levou' da nossa Scarlet Gabriela, de que não perderia e não voltaria tão cedo pra sala de reuniões, esse desleixo da UP pareceu até armação da produção, viu?
Muito, mas muito esquisito MESMO!

Vocês já viram, em alguma outra tarefa, o Caio perambulando por aí, sem fazer nada?

E esse stand quase imperceptível da UP? Normal?

No final da edição da tarefa, estava mais do que claro que equipe venceu. Os editores são tão óbvios que nem se preocupam em fazer uma edição de tarefa equilibrada pra deixar um suspense no ar, pra ficarmos apreensivos, na dúvida se a equipe para a qual torcemos conseguiu vencer.
É assim que se perde telespectadores!

Nós não tínhamos nenhuma dúvida quanto a quem venceu a tarefa, mas Gabriela-cara-de-choro estava super nervosa, morta de medo de perder mais essa e ter como certa a porta da rua.

Mas o que eu gostei foi do mico promovido pelo Assistencialista na hora de anunciar a recompensa. O Assistencialista fez tanto suspense inútil que o pessoal achou que a recompensa seria assistir a um jogo do Brasil na copa. Vocês também notaram isso?

O VENCEDOR
A AVANT venceu a tarefa, finalmente. Aliás, nem foi a AVANT propriamente dita, né? Foram as ex-UP.
O Assistencialista não teve visão e manteve Alessandra e Pobre Coitada por tempo demais, prejudicando a equipe, que só conseguiu vencer depois da eliminação das duas.


A SALA DE REUNIÕES
Depois da eliminação de sua protegida, a Pobre Coitada, o Assistencialista resolveu "voltar a si" e exagerou na dose de grosseria com os meninos da UP.

O Asssitencialista já começou a reunião chamando o Caio, de novo, de arrogante. Ele gosta mesmo é de gente que se faz de humilde, e no pior sentido, que significa coitadinha.

Mas sabe o que é isso? Falta de argumento, de ter o que discutir na sala. Daí ele apela, em vez de discutir todos os pormenores da tarefa.

Justus passava pente fino nas tarefas, procurava cabelo em ovo. E achava! Ah, achava!
O Assistencialista, não. Ele persiste nos erros mais óbvios, mais grosseiros da equipe e fica insistindo, repete o assunto, insiste, faz réplica, tréplica, chateia e, com isso, a sala fica monótona e previsível demais, sem emoção.

Querem ver uma coisa?
Digam-me se o Justus ia deixar passar uma cena dessas sem levantar polêmica na sala de reuniões. Ramon teria ouvido umas poucas e boas se fosse o Justus no lugar do Assistencialista.
O mínimo que o Justus diria é que o Ramon ficou comendo biscoito na frente dos clientes do supermercado em vez de trabalhar e abordá-los.

E sabem porquê o Assistencialista não disse nada? Eu já disse aqui que acho que ele não se prepara pras salas de reunião, não assiste às tarefas, não estuda as situações por preguiça ou falta de tempo. Pelo menos, é a impressão que dá.
Se não forem esses os motivos, então só posso concluir que ele não tem preparo pra argumentar.
E assim, ele vai descontruindo a marca O Aprendiz!

Barioni disse que os meninos fizeram um acordo entre eles pra se protegerem. Se fizeram, por que a edição não mostrou? Por que ficamos sem entender, sem saber se houve mesmo esse acordo?
Afinal, o que levou o conselheiro a dizer isso? Esse acordo aconteceu de fato — hello, edição? — ou essa é apenas uma opinião, uma suposição do Barioni?

Os conselheiros insistiram nessa tecla de "estão se protegendo, estão se protegendo", mas não vimos nada disso. O que eles viram que nós não vimos?
Péssima edição, hein?


E mais um momento infeliz do apresentador sem noção:

Assistencialista: "Literalmente, os três patetas".

3 patetas, Assistencialista??? O mínimo que esses meninos mereciam, depois de QUATRO VITÓRIAS SEGUIDAS, era respeito!
Com certeza, as 4 vitórias seguidas que eles tiveram não foram ao acaso!

Patetas foram aquelas duas incompetentes — Alessandra e Pobre Coitada — que você protegeu e poupou por tanto tempo, até onde deu. As duas, que tantas cacas fizeram ao longo do programa, não foram chamadas de patetas por você por que?
Elas, sim, mereciam, mas tiveram de você todo o carinho e atenção que NÃO mereciam.

Caio e Solano são a salvação desse programa tão mal editado e apresentado. Você deveria tratá-los como reis, e não chamá-los de patetas!

Agora, vou dizer uma coisa a vocês: Caio e Solano jamais vencerão o programa! Por que?
Ora, se o Assistencialista os chama de PATETAS, como ele vai justificar a contratação de um "pateta" depois dessa cena lamentável?

Asssitencialista: "Eu só gosto de trabalhar com gente guerreira. Não gosto de trabalhar com maria mole, não".

Uia! Inté parece! Quanta contradição, hein?
A maior prova de que o Assistencialista está mentindo chama-se Pobre Coitada, o monstro que ele criou nessa edição e que foi responsável pela perda da credibilidade dele.

Como o próprio Assistencialista diz: São anos para se construir uma marca e, às vezes, segundos para destrui-la. Trump e Justus levaram anos construindo a credibilidade e o sucesso do Aprendiz e veio a Pobre Coitada, uma caipira oportunista, fez o Assistencialista de palhaço e ele perdeu a credibilidade e acabou com o Aprendiz por causa dela.

Aposto que o Caio concorda comigo! Vejam a cara dele sacando as incoerências do Assistencialista.

O que eu notei aqui é que o Assistencialista e seus conselheiros ESPERAM que os participantes se culpem ou joguem a culpa uns nos outros para surgirem as falhas na tarefa.

Não, não é assim que se faz.
O Justus já vinha com as acusações e os argumentos muito bem montados pra criar a discórdia e as intrigas entre eles.

Ora, o que a Cris Arcangeli pediu nessa sala, e disse mais de uma vez, foi que os meninos expusessem seus erros pra facilitar o trabalho dos conselheiros.
Mas na sala de reunião são os conselheiros que tem de dificultar a vida dos participantes!

O que ela estava pedindo era um absurdo! Era como se eles estivessem num tribunal e os promotores, com preguiça de ler e esmiuçar o processo, exigissem que os réus produzissem provas contra eles mesmos! Faz sentido???
Não, Cris, são vocês que devem estudar muito bem as tarefas e produzir as provas contra os participantes, get it?

E o piti que o Assistencialista deu quando os meninos começaram a elogiá-lo?

Quer dizer que o Assistencialista se ofende quando os participantes justificam sua vontade de permanecer no programa como a vontade de trabalhar com ele, numa empresa de credibilidade, sucesso e tals?

Mas, então, o que ele queria? Porque, convenhamos, esse é um reality bem específico, que tem como prêmio o trabalho na empresa do apresentador. É como uma longa entrevista de emprego em que os candidatos vão sendo dispensados até restar um.
Não é natural que o importante para eles seja exatamente o que os 3 expuseram em suas defesas?

O Asssitencialista prefere o que, então, como resposta pra que os participantes queiram continuar no programa? Que eles tem família pobre, pai faz-tudo, mãe que trabalhar pra pagar o aluguel?
Ah, tá, Assistencialista, se você prefere assim, que seja assim. Afinal, é você que terá de aturar o candidato pedinte, fracassado e coitadinho na sua empresa depois que o programa acabar, né?

Você viu o que aconteceu enquanto você mantinha a Pobre Coitada na AVANT: só derrotas pra equipe. E quando ela saiu, a equipe finalmente venceu!
Coincidence? I don't think so!

E pra quem acha que o Assistencialista é "humano" e que o Justus era um grosso e humilhava as pessoas, o que vocês me dizem da grosseria que o Asssistencialista fez com o Ramon ao demiti-lo, chamando-o de MENTIROSO na lata e praticamente dizendo que o garoto estava armando um golpe pra se dar bem? Acharam lindo?

Assistencialista: "Uma referência, um exemplo de comportamento inadequado, foi a falta de sinceridade. Ramon, vocês está demitido, sobretudo, por ter exacerbado na falta de sinceridade. Nós não vamos admitir mais ações articuladas, preparadas, planejadas para auto-defesa".

E assim, o Assistencialista demitiu...

Ramon,

acusando-o de mentiroso. Um rapaz educado, ético, super gente boa, gentil, acusado de mentiroso e aproveitador, assim, sem mais nem menos, na lata.

Não parece piada o tremendo equívoco do apresentador, que viu pêlo em ovo nas declarações do Ramon, mas não enxergou a maior golpista e aproveitadora que já passou pelo seu programa, a Pobre Coitada, que o fez de besta em rede nacional — com "ações articuladas, preparadas, planejadas para auto-defesa" e o usou até quase a final do programa?
Quanta falta de noção, hein?

Barioni: "Mas daqui pra frente, nunca mais eles vão pra sala com algo combinado".

Continuo sem entender!
Conluio? Proteger a equipe?
É a palavra dele contra a (falha na) edição.

Followers

Total Pageviews